Encontro de Casais com Cristo – ECC

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, tendo uma visão do que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.
“A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja” (Orientações Pastorais sobre o Matrimônio – CNBB Doc. Nº 12).
O ECC quer contribuir decisivamente para essa evangelização. Quer ser um Instrumento importantíssimo dentro dessa dinâmica evangelizadora.
O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja, em favor das famílias, que teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo, por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore. Nasceu da inquietude de um sacerdote que está dedicando seus quase 30 anos de vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária. “Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são as provas da Ação de Deus na humanidade” (Padre Alfonso Pastore).
O ECC hoje é uma realidade no Brasil inteiro, estando presente e atuando em aproximadamente 150 (Arqui) Dioceses.
Diante dessa acelerada expansão do ECC, procurando cumprir com sua ação missionária, objetivando manter bem vivo o espírito inicial do ECC, sua finalidade e característica, sua unidade e integridade, fazia-se necessária a elaboração de um documento, em nível Nacional, que pudesse dar a todas as (Arqui) Dioceses e Paróquias uma orientação segura, procurando aprimorar sua linha evangelizadora.
Não se trata de elencar “leis”, de montar estruturas e burocratizar o Encontro, nem de buscar perfeccionismo ou de “melhorar o Encontro”, mas sim de preservar o espírito inicial do ECC, seus objetivos, suas características, assim como ele foi criado, protegendo-o da tentação de muda-lo ou de efetuar “adaptações” que o desfigurem e desvirtuem totalmente. Leve-se em consideração, ainda, que se trocam anualmente os Casais Dirigentes, havendo portanto, necessidade de subsídios e orientações precisas para os que assumem, preservando essa integridade do espírito do ECC.
Dessa forma, o Encontro de Casais com Cristo estará contribuindo para que as famílias se constituam em “Igrejas Domésticas”, em “Formadoras de Pessoas”, “Educadoras na Fé” e “Promotoras do Desenvolvimento”, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.