Celebrações Penitenciais e Semana Santa

11/03 20h00 Comum. N. Sra. Fátima – Medeiros
18/03 20h30 Matriz São João Bosco – Eloy Chaves

DOMINGO DE RAMOS – 20/03

Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida: justiça para os pobres e marginalizados, participação de todos nos bens e na construção da sociedade; convivência fraterna na partilha; paz no mundo e entre as nações; o diálogo aberto e sincero entre as culturas; enfim, a realização plena do sonho de Deus para este mundo e a certeza da vida nova prenunciada para todos na Ressurreição de Jesus. É muito importante a participação na procissão neste dia. Os ramos devem ser conservados como um sinal de testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal.

Neste Domingo é feita a COLETA do gesto concreto da

Campanha da Fraternidade, a ser entregue na Paróquia.

Missa e Procissão –às 8h30:

Comunidade Sant’Anna (Jd. Sarapiranga)

Comunidade N. Sra. das Dores (Portal do Medeiros)

QUARTA FEIRA SANTA – 23/03

Missa dos Santos Óleos

na Catedral – às 19h00

QUINTA FEIRA SANTA – 24/03

Recorda-nos a Ceia do Senhor. Quando Ele prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus institui a Eucaristia e o Sacerdócio. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada Missa do Lava-pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI”, significa que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor. Ao final da missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

Missa do Lava Pés e Instituição da Eucaristia às 20h00:

Comunidade Sant’Anna (Jd. Sarapiranga)

Comunidade N. Sra. Dores (Portal do Medeiros)

Após a Celebração haverá Vigília Eucarística

SEXTA FEIRA SANTA – 25/03

Neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanha em silencio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com a morte na cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e comungam-se hóstias consagradas na Quinta-Feira Santa. A celebração central deste dia é a das 15 horas, em que, segundo a tradição, Jesus morreu e que se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração ao Senhor na Cruz e Comunhão. É o dia de total silêncio e reflexão.

Vigília Eucarística das 6h00 às 14h30

Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo às 15h00:

Comunidade Sant’Anna (Parmalat)

Comunidade N.Sra. Dores (Portal do Medeiros)

Via Sacra:

Na Matriz São João Bosco – às 20h00

SÁBADO SANTO – 26/03

Celebramos a Vigília Pascal. A Vida quer a vida e não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte.O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo.Na vela, estão gravadas as letras gregas ALFA e ÔMEGA, que querem dizer: “DEUS É O PRINCÍPIO E O FIM DE TUDO”.

Vigília Pascal às 19h30:

DOMINGO DE PÁSCOA – 27/03

Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É a vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.

Missa de Páscoa às 09h00:

Matriz São João Bosco (Eloy Chaves)

A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã,

sendo assim, a festa principal da Igreja.