Tapete da Paróquia São João Bosco usa meia tonelada de serragem e um batalhão de voluntários

Nem bem o dia clareia e lá estarão pelo menos 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, no meio da avenida Carlos Veiga, bairro Parque Eloy Chaves. Durante seis horas do feriado de 15 de junho eles permanecerão voluntariamente ali, agachados, sentados e até deitados para um trabalho manual que em 2018 vai completar 30 anos de existência na Paróquia São João Bosco: o tapete para a procissão de Corpus Christi.

Em Jundiaí, diversas paróquias organizam a confecção de tapetes. A do Eloy Chaves, no entanto, de tão importante e tradicional passou a fazer parte do calendário municipal de eventos, a partir de abril de 2012, por meio de lei municipal.

Data das mais importantes para a Igreja Católica, a celebração de Corpus Christi é uma festa religiosa realizada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade (comemorado dia 11 de junho). É nesta festa que celebra-se a instituição da Eucaristia. A data foi oficializada pela igreja em 1264 e São Tomás de Aquino foi um dos ardorosos defensores e divulgadores.

EVENTO EM JUNDIAÍ – Em 03 de abril de 2012 a celebração de Corpus Christi foi incluída no calendário de eventos oficial da cidade de Jundiaí, grande conquista e graça concedida, fator este que, amplia o nosso trabalho e, o mais importante, que permite estender a solenidade e contemplação do Cristo Vivo a muito mais fiéis.  A Prefeitura de Jundiaí nos apoia desde a divulgação da festa até a ajuda em estrutura e decoração.

O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra “Corpus Christi”, é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”, que nas celebrações da Igreja Católica, é a hóstia consagrada.

EM NOSSA PARÓQUIA – Na Paroquia São João Bosco, a festa começou em 1985, com o Padre Eduardo, que juntamente com as pessoas da comunidade, enfeitaram o pátio da Igreja e a miss fora celebrada seguida da procissão somente no local. Em 1986, foi realizada pela primeira vez a procissão pelas ruas do bairro, onde as famílias fizeram altares em suas casas. Já em 1988 o novo Pároco Padre Wagner de Meeiros lançou um desafio para a comunidade, que passou a enfeitar as ruas com tapetes ornamentais confeccionados com serrarem colorida e outros materiais.

A coordenação que já foi do Diácono, passou par o MCC (Movimento de Casais com Cristo), e a partir de 2007, passou a ser organizada por jovens da paróquia, permanecendo até hoje nessa configuração, com o apoio do Pároco Padre Agnaldo Tavares Ribeiro, Essa equipe de coordenação se reuni aproximadamente sete meses antes para decidir temas, itinerário, separar e providenciar o material a ser utilizado para a confecção do tapete e preparar a Santa Missa.

As equipes, formadas por grupos, movimentos, pastorais e próprias pessoas da comunidade, além de inúmeros voluntários do bairro, se reúnem aproximadamente dois meses antes para planejar os desenhos e tingir a serragem. No dia do evento comparecem ao local a partir das 6 horas até às 12h, horário em que a comunidade já circula para apreciação. Após a realização da festa, todas as equipes retornam ao tapete para a limpeza das ruas. Os sacos de serragem utilizados são recolhidos pela empresa responsável.

Nestes anos que festejamos o Corpo de Cristo, é possível sentir a união, fraternidade, o amor ao próximo e a importância da fé na vida da comunidade, do bairro em si.

É um trabalho árduo, que exige dedicação para que tudo saia segundo a vontade de Deus, afinal é uma festa para o nosso Rei Jesus Cristo.

Texto voluntário: IRS Comunicação e Marketing