Mais de 3 mil pessoas acompanham procissão tradicional da Paróquia São João Bosco

Com muita fé e devoção, mais de 3 mil pessoas participaram da tradicional procissão de Corpus Christi, quinta-feira (15), pelo bairro Eloy Chaves, em Jundiaí. Realizada pela Paróquia São João Bosco desde 1985, a celebração do Corpo de Cristo ganhou as ruas a partir de 1988, depois de um desafio lançado à comunidade pelo padre Wagner de Meeiros, à época. Desde então, lá se vão 29 anos de união, alegria e amor na confecção do tapete.

Pelo menos 450 pessoas participam voluntariamente da organização da celebração, procissão e produção artesanal. Famílias inteiras chegam às 6h do feriado do dia 15, todos os anos na avenida Carlos Veiga, para se dedicar durante seis horas à preparação do tapete.

Pelo menos 450 pessoas participam voluntariamente

“Estou indo pelo quarto ano. É uma experiência maravilhosa, centenas de pessoas das mais diversas pastorais e movimentos sendo movidos por um único Espírito. É realmente uma experiência única, quem ainda não participou procure uma equipe e venha se contagiar”, descreveu Luiz Paulo Gomes, na página da paróquia.

Em Jundiaí, diversas paróquias organizam a confecção de tapetes. A do Eloy Chaves, no entanto, de tão importante e tradicional passou a fazer parte do calendário municipal de eventos a partir de abril de 2012, por meio de lei municipal.

O objetivo da celebração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém

Os tapetes são feitos com serragem colorida, gesso em pó, borra de café e areia fina colorida, entre outros materiais que podem variar de acordo com a criatividade da cada equipe. Só de serragem, são usados aproximadamente 500 quilos para um trecho de 400 metros da rua. Após a realização da festa, todas as equipes retornam ao tapete para a limpeza das ruas.

O pároco, padre Agnaldo Tavares Ribeiro, explicou que esta é uma das muitas maneiras de apresentar Jesus Cristo para as pessoas que ainda não vivem a Igreja Católica. “É o momento de manifestar nossa fé publicamente, nosso respeito e carinho”, comentou.

Triunfo – O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra “Corpus Christi”, é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”, que nas celebrações da Igreja é a hóstia consagrada.

Texto voluntário: IRS Comunicação e Marketing
Foto voluntária: Macro Fotografia